Por: Bruno Delecave
Há três espécies de bananas comestíveis (Musa paradisiaca, Musa sapientum e Musa cavendishii). No Brasil, plantamos a Musa paradisíaca e a Musa cavendishii. Todas elas são do gênero Musa e híbridas das mesmas espécies selvagens (Musa acuminata e Musa balbisiana) de origem asiática.
Existem muitas variedades de banana em nosso país. Todas elas são do mesmo gênero, mas têm sabor e aparência diferentes. A banana d’água ou Cavendish cresce em uma bananeira pequena. Por isso, também é chamada de nanica. Diferentemente de outras espécies de Musa, a nanica não prende o intestino, e atua como um leve laxante.
A banana-ouro é a menor delas, mas o sabor adocicado garante seu sucesso. A banana-prata não é tão doce, mas demora mais para estragar e é muito boa para fazer bananada. Já banana-maçã, por ser de fácil digestão, é a favorita de bebês e idosos. Mas lembre-se: ela prende o intestino. A banana-da-terra é grande e ótima para cozinhar e fritar. Pouco conhecida no sul do País, a banana pacova – a maior Musa paradisiaca – é a mais encontrada no norte do Brasil e muito apreciada por lá. Ela serve para fritar e cozinhar. Com tanta opção, o mais difícil é escolher. Já descascar e comer é fácil.
Data Publicação: 23/11/2021