Por: Bruno Delecave
Os animais peçonhentos são todos aqueles que têm uma glândula produtora de veneno e a capacidade de injetá-lo com facilidade. Existe uma enorme variedade de animais peçonhentos no mundo. Os mais conhecidos são as serpentes, aranhas e escorpiões, mas o grupo inclui, entre outros, algumas espécies de insetos, como abelhas e vespas, e de peixes, como arraias.
Dentre as serpentes, destacam-se as cobras corais ou corais verdadeiras (Micrurus sp.). Esses coloridos répteis possuem o veneno mais poderoso do Brasil. Mas outros grupos de serpentes brasileiras também têm venenos perigosos. São elas: jararacuçu (Bothrops sp.), cascavel (Crotalus sp.) e surucucu (Lachesis sp.).
Aranhas e escorpiões são aracnídeos – membros da classe Arachnida. Ambos podem possuir venenos muito potentes. Os aracnídeos mais venenosos do Brasil são: aranha marrom (Loxosceles sp.), armadeira (Phoneutria sp.), viúva-negra (Latrodectus sp.) e escorpião amarelo (Tityus serrulatus).
Eu odeio serpentes
O herói dos cinemas, Indiana Jones, apesar de ser muito corajoso e não “fugir da raia”, tem medo de serpentes. Não é para menos, afinal esses animais são perigosos e ninguém quer levar uma picada de cobra. O medo exagerado de serpentes é chamado ofidiofobia. É uma das fobias mais comuns no mundo. Quem sofre dela, além de não querer dar de cara com cobras quando vai passear no bosque, não gosta nem de vê-las na televisão.
Você não precisa ter fobia de cobras, mas é bom se cuidar. Alguns cuidados para não levar uma picada são: não andar de descalço no mato e não colocar a mão dentro buracos, montes de folhas ou troncos de árvores.
Nem todas as cobras são peçonhentas. Apesar de todas as cobras produzirem veneno, somente as peçonhentas são capazes de injetá-lo nas suas vítimas. No caso das cobras, o aparelho para injetar veneno é um dente especial. Dentro desse dente, há um canal para o veneno passar e uma fenda para ele sair.
Se você for picado por um animal peçonhento, a solução é ir ao médico o mais rápido possível para receber soro.
Saiba mais:
Homem-aranha e outros aracnídeos
Consultor: Miguel Oliveira – Museu da Vida.
Fonte: FREITAS, Marco Antonio de. Guia ilustrado – Animais venenosos e peçonhentos no Brasil
Data Publicação: 23/11/2021