Fig 1. Você vai aprender duas maneiras de fazer uma tinta invisível. Crédito: Ksenia Shestakova/IStock.

Use materiais simples para fazer sua tinta invisível e mandar mensagens secretas enquanto descobre conceitos de química!

Você pode ter canetas e lápis de várias cores, mas você já usou uma tinta que ninguém consegue ver? Existem muitas maneiras de fazer uma tinta invisível e esta atividade mostra duas delas. Para ler as mensagens secretas, você vai usar conceitos de química que explicam como cada tinta funciona.

 

Tinta 1: Giz de cera e tinta aquarela

 

Fig 2. Nesta atividade, você vai usar apenas o giz de cera branco. Crédito: Paul Stein (New Jersey, USA)/ Wikimedia Commons (adaptado por Invivo)

 

Esta atividade é mais fácil e rápida de ser realizada! Confira!

 

Você vai precisar de:

  • – Papel branco (pode ser folha de caderno)
  • – Giz de cera branco
  • – Tinta aquarela de qualquer cor
  • – Pincel
  • – Água

 

Fig 3. Materiais para a atividade 1. Crédito: Tereza Costa/Invivo.

 

Primeiro, escreva (ou desenhe) sua mensagem no papel usando o giz-de-cera branco. Não é possível enxergar os traços feitos pelo giz de cera porque eles são da mesma cor que o papel. Mas eles estão lá. Quer ver?

 

Fig 4. Um giz de cera branco foi usado para escrever nesta folha. Você consegue ler o que está escrito nela? Crédito: Tereza Costa/Invivo.

 

Basta pintar a folha com tinta aquarela! A tinta vai pintar o papel, mas não vai cobrir os traços feitos pelo giz de cera. Isso acontece porque o giz contém cera, um material do grupo dos lipídios. Assim como os óleos, as ceras não se misturam com água. A aquarela é uma tinta à base de água, ou seja, ela é repelida pelos traços do giz de cera.

 

Fig 5. A mesma folha, agora pintada com tinta aquarela. A tinta “revela” o que está escrito no papel. Crédito: Tereza Costa/Invivo.

 

Tinta 2: Bicarbonato de sódio e cúrcuma

 

Fig 6. A cúrcuma é uma planta da família do gengibre. Sua raiz é usada para produzir um tempero amarelado, também chamado de cúrcuma. Crédito: Simon A. Eugster/Wikimedia.

 

Para fazer esta atividade, você vai precisar de um pouco mais de tempo para preparar o material e esperar a tinta secar. Mas o resultado vale a pena!

 

Você vai precisar de:

  • – Papel de qualquer cor, menos vermelho
  • – Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
  • – Duas colheres de chá de cúrcuma em pó (também conhecida como açafrão-da-terra)
  • – Dois pires (Atenção! A cúrcuma pode causar manchas amarelas. Escolha um recipiente que possa ser manchado)
  • – Um pincel, de preferência com as cerdas achatadas
  • – Água
  • – Álcool gel (Atenção! O álcool é inflamável. Peça ajuda a um adulto sempre que for usá-lo)

 

Fig 7. Materiais para a atividade 2. Crédito: Tereza Costa/Invivo.

 

O primeiro passo é fazer a tinta. Para isso, coloque o bicarbonato de sódio em um pires e misture com um pouco de água. Use o pincel para escrever ou desenhar no papel. Isso pode ser difícil, afinal você não está vendo os traços da tinta. Procure fazer a atividade em um lugar bem iluminado para ajudar.

Depois, é preciso deixar a tinta secar. Você pode colocar a folha ao ar livre ou pendurá-la no varal para secar mais rapidamente. Lave bem o pincel.

 

Fig 8. A mistura de água e bicarbonato foi usada para escrever uma mensagem nesta folha de papel. Crédito: Julianne Gouveia/Invivo.

 

Enquanto isso, prepare o revelador, isto é, a mistura que vai revelar sua mensagem. Use o segundo pires para misturar a cúrcuma com álcool gel, até obter uma pasta. Adicione um pouco de água para deixar a mistura mais líquida. Com o pincel, espalhe o revelador sobre a folha de papel já seca. O que acontece?

Atenção! A mistura de cúrcuma e álcool pode manchar roupas e outros materiais! Use com cuidado!

 

 

Fig 9 e 10. A mistura de cúrcuma e álcool torna a mensagem visível. Crédito: Julianne Gouveia/Invivo.

 

A cúrcuma possui um pigmento chamado curcumina, que é responsável pela cor amarelada do tempero. Quando entra em contato com substâncias básicas, como o bicarbonato de sódio, a curcumina passa por uma reação química e muda de cor, ficando vermelha. Em contato com substâncias ácidas ou neutras, ela permanece amarela. Ou seja, a curcumina é um indicador natural de ácidos e bases.

 

Tinta invisível e mágica?

Você ainda pode usar essa tinta invisível para fazer uma “mágica”! Com uma caneta hidrográfica amarela, escreva uma mensagem em uma folha de papel. Em seguida, escreva outra mensagem usando a solução de bicarbonato e água e espere secar. Agora é só passar o revelador por cima da folha para fazer o texto em amarelo desaparecer e ser substituído pela mensagem oculta.

 

 

 

Fig 11, 12 e 13. O texto escrito em amarelo é substituído pela “mensagem secreta”. Crédito: Julianne Gouveia/Invivo.

 

Saiba mais:

Conheça outros conteúdos sobre química no InVivo!

 

Fontes consultadas:

Oliveira, D. E. T. B. de et al. Curcumina como indicador natural de PH: uma abordagem teórica-experimental para o ensino de química. Quím. Nova 44 (2), Fev 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/7FvJJDZSSRNVrfT7bQ5R6NL/

Aragão, A. C. C. . Indicadores ácido-base naturais. PET Química UFC. Disponível em: http://www.petquimica.ufc.br/indicadores-acido-base-naturais/

ACS Chemestry for life. Appearing & Disappearing Ink. Disponível em: https://www.acs.org/education/outreach/activities/appearing-and-disappearing-ink.html

Invisible ink using turmeric. Disponível em: https://www.instructables.com/Invisible-Ink-Using-Turmeric/

Todas os sites foram consultados em 16 de julho de 2024.

 

 Por Tereza Costa 

Data Publicação: 29/07/2024