Por: Elisa Batalha
Três das nove subespécies conhecidas de tigres já desapareceram por causa da caça e da degradação do habitat. Uma perda irreparável da vida selvagem. São elas:
Tigre de Java
Nome: Panthera tigris sondaica
Características: Vivia em densas florestas tropicais. Possuía um porte pequeno, o que o permitia correr e se esconder com facilidade
Causas da extinção: Estes tigres costumavam habitar toda a ilha de Java, mas foram dizimados pela caça até a década de 1970, quando o território dos sobreviventes foi declarado reserva natural. Mas a fiscalização não foi eficiente em proteger o tigre, que continuou sendo perseguido, e áreas da reserva foram usadas para plantações. Foi declarado oficialmente extinto em 1994.
Tigre do Cáspio
Nome: Panthera tigris virgata
Características: Tinha pelos muito espessos e avermelhados, longa barriga branca e barbas. Costumava ocupar a Turquia e todos os vales dos grandes rios da Ásia Ocidental e Central até a China. Uma das maiores subespécies de tigre existentes, media entre 2,70 a 2,90m e pesava entre 170 a 240kg. Tinha um papel importante na cultura do sudeste da Ásia. Só para dar um exemplo, uma lenda conta que o Rio Tigre foi batizado assim por causa de um tigre que livrou uma princesa grávida de afogar-se, atravessando o rio com a moça nas costas. Sã e salva do outro lado, a princesa deu à luz. Por isso, o animal foi associado à fertilidade que o rio traz para as suas margens.
Causas da extinção: Seu habitat, de florestas de galerias e de terras periodicamente alagadas nas margens dos grandes rios, ou em torno de lagos, foi largamente utilizado para agricultura e assentamentos humanos a partir dos anos 30 do século XX. Os últimos registros da existência desse animal foram feitos nos anos 70, quando foram encontradas peles na Turquia.
Tigre de Bali
Nome: Panthera tigris balica
Características: Era a menor das subespécies identificadas. A última evidência física dele foi um exemplar encontrado abatido em 1937.
Causas da extinção: Caça predatória em larga escala.
Data Publicação: 10/01/2022