Mais conhecido pelo nome popular de pernilongo ou muriçoca, o Culex quinquefasciatus é uma verdadeira praga para os moradores das concentrações humanas nas regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania.
Demonstra preferência especial pelo homem. É encontrado com frequência dentro das casas, abrigado embaixo e atrás dos móveis, principalmente nos quartos. As fêmeas começam a agir ao crepúsculo e picam durante toda a noite, mas preferem as horas mais avançadas e os momentos pouco antes do amanhecer.
É mais frequente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano.
Regiões carentes, onde não há condições de saneamento e com crescimento e ocupações desordenadas da população, são locais que propiciam a proliferação do inseto, já que seus criadouros referenciais são depósitos artificiais, no solo ou em recipientes, com água estagnadas e poluídas, de aspecto sujo e mal cheirosa, rica em detritos e dejetos humanos. Põem seus ovos em valas negras, fossas, ralos, poços, latões, bebedouros de animaise latas e copos usados. Ao contrário do Aedes aegypti, que põe seus ovos em locais úmidos pouco acima do nível d´água, o Culex depoista os ovos diretamente sobre a água dos criadouros, em jangadas.
Além de principal transmissor da filariose no Brasil, o Culex quinquefasciatus é vetor secundário do vírus Oropouche. Nas Américas, foi encontrado naturalmente infectado com vírus causadores de encefalites, como o St. Louis, Oeste e Venezuelana.
Consoli, Rotraut e Oliveira, Ricardo L. de. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro, 1994. Editora Fiocruz.
Data Publicação: 17/01/2022