Por: Maria Ramos
O colesterol é um composto orgânico presente nas gorduras animais, formado por lipídeos e esteróis. Ele serve como matéria-prima para a produção de hormônios (progesterona, testosterona e cortisol), além de ser um dos componentes das membranas celulares dos animais. O colesterol participa ainda da produção da bile (fundamental para a digestão) e da vitamina D (essencial para os ossos).
A maior parte do colesterol que utilizamos (70%) é produzido pelo fígado. A outra parte (30%) vem da dieta, principalmente de alimentos como rim, ova de peixes, fígado, crustáceos, nata de leite e derivados, gema de ovo e carnes gordas.
Apesar de ter sua função no organismo, o consumo de colesterol acima do recomendado (300 mg por dia) pode levar ao entupimento dos vasos sanguíneos, problemas do coração, pressão alta, derrame cerebral e diabetes melitos.
Bom colesterol x mau colesterol
O colesterol, por ser insolúvel em água, precisa se ligar a proteínas e lipídeos para circular pelo sangue, formando com estes as lipoproteínas. De acordo com a sua densidade, as lipoproteínas podem ser classificadas, entre outras, em Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL) e Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL).
As LDL são conhecidas como mau colesterol, porque, em excesso, aumentam o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode levar a um ataque cardíaco. Já as HDL são conhecidas como bom colesterol, porque transportam o colesterol de volta ao fígado e ajudam a eliminar gorduras nocivas ao organismo.
Alguns alimentos compostos por gorduras insaturadas – como óleos vegetais, azeite de oliva, sementes e nozes – ajudam a combater o mau colesterol. Já os compostos de gorduras saturadas, como manteiga, leite e carnes gordas, ao contrário, aumentam esse colesterol ruim. A gordura trans, presente em biscoitos, bolos, sorvetes e muitos alimentos industrializados, tem sido considerada a pior de todas as gorduras, porque estudos têm demonstrado que ela não só aumenta o mau colesterol, como diminui o bom.
Para quem está com o colesterol fora dos níveis recomendados, vão aí algumas dicas: além de uma dieta adequada, controle o seu peso, mantenha o equilíbrio emocional e pratique exercícios físicos regularmente – eles ajudam a aumentar o bom colesterol. Para os adultos, mais um conselho: não fumem!
Veja também: Gorduras: vilãs da saúde?
Imagem retirada de: Stock.XCHNG
Consultoria: Maura Mello, nutricionista da Creche Fiocruz.
Data Publicação: 17/01/2022