Por: Bruno Delecave
A família Canidae é composta por todos os tipos de cão doméstico – do pequinês ao pitbull –, além de lobos, chacais, raposas e o lobo-guará. Eles têm uma cauda longa e molares adaptados para quebrar ossos. Em geral se alimentam de carne, mas algumas espécies – como o lobo-guará, por exemplo – também comem vegetais.
Podem ser encontrados no mundo todo, menos na Antártida. Adaptaram-se a diversos ambientes, de desertos a florestas. A maioria das espécies desta família vive em grupos. Raposas costumam formar casais para caçar e criar seus filhos, enquanto os lobos formam grupos grandes – chamados alcatéias, liderados por um casal alfa mais forte e experiente. Já o sul-americano lobo-guará é uma exceção. Ele é um solitário. Além de não formar alcatéias, só encontra a parceira durante o período de acasalamento.
Tribos e gêneros
A maioria dos canídeos pode ser dividida em duas tribos: Canini e Vulpini. A primeira inclui todas as espécies de cachorros domésticos, lobos e chacais; a segunda, as raposas. O lobo-guará era considerado como membro do gênero Canis. Atualmente, porém, cientistas descobriram que este animal pertencente a um gênero separado, o Chrysocyon, do qual é único representante vivo. O parente mais próximo dele é o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), outro canídeo sul-americano.
Consultor: Miguel de Oliveira. Museu da Vida – Fiocruz.
Data Publicação: 23/11/2021