Fig 1. Ter plantas em casa traz benefícios à saúde e bem-estar. Crédito: ibnjaafar/istockphoto

 

Conheça algumas espécies que vivem bem em ambientes internos

Nos grandes centros urbanos, os espaços residenciais se tornam cada vez menores: casas pequenas, quintais restritos, apartamentos reduzidos. Por outro lado, parte das pessoas que passam a viver nas grandes cidades traz consigo experiências e vivências, hábitos e costumes do cotidiano do campo. De acordo com dados do IBGE, a proporção de pessoas morando em apartamentos vem crescendo: eram 7,6% em 2000 e passou para 12,5% em 2022.

Mas a questão é: quem mora em apartamento pode ter plantas? Por quais motivos? E quais plantas são ideais para esse tipo de espaço?

Ao explorar o universo das plantas em lares, abrimos as portas não apenas para a beleza estética, mas também para uma série de benefícios que transcendem a decoração. É como se estivéssemos convidando a natureza para fazer parte do nosso dia a dia, trazendo uma gama de vantagens que vão muito além do visual charmoso e do ambiente aconchegante.

A presença das plantas influencia nosso humor e o bem-estar físico, e isso é inegável. Visitar espaços verdes ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades cotidianas, melhorando o desempenho no trabalho e nos estudos e a satisfação pessoal. Elas não são apenas objetos que decoram nossas casas, são seres vivos que interagem com o ambiente.

Um dos benefícios mais notáveis é a capacidade das plantas de purificar e umidificar o ar que respiramos. As plantas produzem seu alimento pelo processo de fotossíntese. Enquanto recebem luz, elas absorvem gás carbônico e liberam gás oxigênio, renovando o ar. Além disso, estudos demonstram que a presença de plantas em ambientes internos reduz a ansiedade e o estresse, promovendo um senso de calma e bem-estar.

No entanto, é fundamental escolher as plantas certas para o ambiente em que vivemos. Optar por espécies de sombra é uma excelente escolha para quem vive em apartamentos, já que podem sobreviver com pouca luz. E, claro, não podemos esquecer dos cuidados específicos que cada planta demanda, desde a rega adequada até a posição ideal para seu desenvolvimento saudável.

Fig 2. As plantas absorvem gás carbônico (CO2) e liberam gás oxigênio (O2) quando recebem luz. Elas também respiram o tempo todo como nós. Crédito: Tatiana Serova/iStock

 

Conheça algumas sugestões de plantas para cultivar no seu apartamento:

 

Suculentas

 

Fig 3. Suculentas são plantas de fácil manutenção e perfeitas para ambientes internos. Crédito: Iryna Imago/istockphoto

 

As suculentas são plantas fáceis de cuidar e ideais para espaços internos. Elas armazenam água em suas folhas, o que as torna resistentes à seca. Coloque em vasos com solo bem drenado e regue moderadamente. Elas são plantas originárias de clima árido que necessitam de muito sol para um bom desenvolvimento e apreciam pH neutro. A seleção de substrato para produção de mudas para cultivo se destaca por ser o principal fator de desenvolvimento e crescimento da planta.

Rega: As suculentas preferem o solo seco entre as regas. Deixe o solo secar completamente antes de regar novamente. Evite encharcar o solo.

Tempo de Vida: As suculentas são plantas perenes e podem viver por muitos anos com os cuidados adequados.

Coloração: Elas variam em cores, desde tons de verde até roxo, vermelho e prateado.

Tipo de Solo: Use um substrato específico para suculentas, que seja bem drenado e aerado.

Curiosidade: Algumas suculentas têm folhas com formas incomuns, como a Echeveria ‘Lola’, que parece uma rosa.

 

 

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

 

Fig 4. As zamioculcas são uma das plantas mais populares encontradas em ambientes internos. Crédito: Nataliia Tymofieieva/istockphoto

 

De origem africana e bastante rústica, é uma das espécies mais comuns utilizadas em ambientes internos. As folhas são brilhantes e em tons de verde escuro que podem chegar a 1 m de altura. Elas se desenvolvem bem em ambientes com pouca luz e também com luz indireta abundante, mas vale evitar o sol direto, que pode prejudicar suas folhas. Tolera ambientes com ar condicionado. Não recomendada para espaços onde circulam animais domésticos ou crianças, pois suas folhas podem ser tóxicas quando ingeridas. Deve ser cultivada em substrato drenável, ricos em matéria orgânica. A rega não deve ultrapassar uma vez por semana.

Rega: Tolera períodos de seca. Regue quando o solo estiver seco a cerca de 2 a 3 cm de profundidade.

Tempo de Vida: Ela é uma planta perene e pode viver por muitos anos.

Coloração: Suas folhas são brilhantes e verde-escuras.

Tipo de Solo: Use um solo bem drenado, como uma mistura de terra, areia e perlita.

Curiosidade: As zamioculcas são conhecidas por sua resistência e capacidade de sobreviver em condições adversas.

 

 

Jiboia (Epipremnum aureum)

 

Fig 5. A jiboia é uma trepadeira que cresce bem rápido. Crédito: Milene Moreira/istockphoto

 

A jiboia é uma trepadeira que se adapta bem a ambientes internos. Ela cresce rapidamente. Plante-a em solo rico em matéria orgânica e regue quando o solo estiver seco.

Rega: Regue quando o solo estiver seco ao toque. Evite encharcar.

Tempo de Vida: A jiboia é perene e pode viver por muitos anos.

Coloração: Suas folhas são verdes com padrões variados de manchas ou listras.

Tipo de Solo: Use um solo rico em matéria orgânica e bem drenado.

Curiosidade: A jiboia é uma das plantas de interior mais populares devido à sua adaptabilidade.

 

 

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

 

Fig 6. A espada-de-são-jorge (ao centro) é robusta e requer pouca água. Crédito: Crystal Bolin Photography/iStock

 

A espada-de-são-jorge é resistente, suporta condições de pouca luz e requer pouca água. O solo deve ser bem drenado.

Rega: Regue moderadamente, permitindo que o solo seque entre as regas.

Tempo de Vida: Ela é uma planta perene e pode viver por muitos anos.

Coloração: Suas folhas são verdes com listras amarelas ou prateadas.

Tipo de Solo: Solo bem drenado e arenoso é ideal.

 

 

Filodendro (Philodendron sp.)

 

Fig 7. O filodendro não gosta de solo encharcado. É necessário atenção quanto a quantidade de água. Crédito: Boogich/istockphoto

 

Existem várias espécies de filodendros, a maioria adequada para apartamentos. Elas gostam de luz indireta e solo úmido. Algumas têm folhas variegadas, isto é, zonas de coloração diferente, o que as torna decorativas.

Rega: Regue quando o solo estiver seco ao toque. Evite encharcar.

Tempo de Vida: Os filodendros são perenes e podem viver por muitos anos.

Coloração: Existem várias espécies, com folhas verdes, variegadas ou até mesmo vermelhas.

Tipo de Solo: Use um solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Curiosidade: Alguns filodendros são trepadeiras, ideais para pendurar em vasos suspensos.

 

 

Veja outros artigos sobre plantas:

PANCs: conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais

 

Fontes consultadas:

Belandi, Caio. Censo 2022: Cerca de oito a cada dez pessoas moravam em casas, mas cresce proporção de moradores em apartamentos. Agência IBGE Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39239-censo-2022-cerca-de-oito-a-cada-dez-pessoas-moravam-em-casas-mas-cresce-proporcao-de-moradores-em-apartamentos. Publicação: 23 fev 2024.

Botelho, J. de M., Lamano-Ferreira, A. P. do N., & Ferreira, M. L.. (2014). Prática de cultivo e uso de plantas domésticas em diferentes cidades brasileiras. Ciência Rural, 44(10), 1810–1815. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131036

Pedrotti, Gabriel. 12 Plantas para cultivar em ambientes internos. ArchDaily. Disponível: https://www.archdaily.com.br/br/878119/12-plantas-para-cultivar-em-ambientes-internos. Publicação: 30 dez 2022

Silva, Laise Correia da. Cuidados básicos para cultivo de plantas em pequenos espaços. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Campus de
Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas. Rio Largo. Disponível: https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/123456789/9906/1/Cuidados%20b%C3%A1sicos%20para%20cultivo%20de%20plantas%20em%20pequenos%20espa%C3%A7os.pdf

Equipe eCycle. Natureza e saúde mental: qual a relação? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/natureza-e-saude-mental/.

Piran GA, Dartora KSL, Inocêncio AF. Propagação de suculentas através de propagação vegetativa: um projeto de longa duração do Núcleo PIBID – Francisco Beltrão. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 9. Disponível: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2023/TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2552_TB876_31082023134328.pdf

Todos os conteúdos foram acessados em 06 de junho de 2024.

 

Por Melissa Cannabrava

 

Data Publicação: 13/06/2024