Saiba como cuidar da sua poinsétia e deixá-la saudável o ano todo
Quando o ano vai chegando ao fim e as decorações de Natal começam a enfeitar ruas e casas, a poinsétia ganha espaço nos mercados e floriculturas. Ela faz sucesso o ano todo, mas é em dezembro que a poinsétia marca presença nas decorações natalinas, ao lado do Papai Noel e da árvore de Natal. Por causa de suas cores, verde e vermelho, a planta é uma das preferidas nesta época do ano em diversos países.
Uma planta, muitos nomes
Antes de ganhar o mundo e chegar ao Brasil, a poinsétia vivia apenas na região do México e Guatemala e era chamada Cuitlaxochitl, que significa “flor que cresce no solo”. O nome poinsétia veio bem mais tarde, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, um embaixador estadunidense que levou a planta do México para seu país por volta de 1820. No Brasil, também é conhecida como “bico-de-papagaio” ou “flor do Natal”.
Como todos os seres vivos conhecidos, a planta também tem um nome científico: Euphorbia pulcherrima (pronuncia-se “eufórbia pulquérrima”). O nome científico não varia de uma língua para outra e é usado por pesquisadores do mundo todo. Muitas vezes, os nomes científicos indicam alguma característica do ser vivo. Por exemplo, Pulcherrima significa “belíssima” em latim. Alguém discorda que esse nome cai muito bem para a poinsétia?
Flores vermelhas?
A poinsétia ganha sua cor vermelha na época da floração. Mas não se deixe enganar. As verdadeiras flores são pequenas e sem pétalas. Elas surgem em grupos, na extremidade dos ramos. Dá uma olhada na foto a seguir.
Ao redor das flores, existem folhas vermelhas que se parecem com pétalas. Essas folhas são chamadas brácteas. Elas chamam atenção para as pequenas flores e atraem borboletas, abelhas e outros insetos polinizadores. Estes insetos transportam grãos de pólen (elemento reprodutivo masculino) até a estrutura reprodutiva feminina da planta.
Além do pólen, necessário para a reprodução, as flores produzem néctar, um líquido açucarado que serve de alimento aos polinizadores. Veja novamente a foto acima: o néctar é produzido nas estruturas amarelas de formato parecido com uma boca. Agora observe a foto abaixo, que mostra as pequenas flores ampliadas.
Além de atrair atenção dos polinizadores, as brácteas da poinsétia também atraíram a atenção das pessoas. Há mais de 500 anos, o povo asteca, que vivia na América Central, usava as brácteas vermelhas para produzir um corante usado para tingir tecidos. O cultivo em escala comercial promoveu a criação de variedades de poinsétia com brácteas brancas, rosadas, amarelas ou de outras cores.
Poinsétia: como cuidar
As flores são órgãos de reprodução da maioria das plantas e, em geral, aparecem apenas em certa época do ano. A poinsétia não é diferente. Depois que as flores produzem grãos de pólen, as brácteas murcham e caem. A planta continua viva e pode florir novamente, se for bem-cuidada.
Figura 5. Fotografia das flores ainda fechadas (à esquerda) e já abertas, com grãos-de-pólen (à direita). Crédito: Hippopx e Larah McElroy/Flickr
A poinsétia geralmente é vendida em pequenos vasos. Depois de algumas semanas, é recomendado colocar a planta em um vaso maior, com terra adubada. Outra opção é plantá-la em um canteiro, onde ela terá mais espaço para crescer.
Para se desenvolver bem, a planta precisa de muita luz e regas frequentes, três vezes por semana. A poda deve ser feita no começo da primavera, mas atenção: como outras plantas da mesma família, a poinsétia produz uma substância leitosa, um tipo de látex. Evite encostar nele para evitar irritação na pele. O látex também pode causar vômitos e diarreia em animais domésticos que mastiguem a planta.
Como fazer a poinsétia florir de novo
Em seu ambiente natural, a poinsétia floresce durante o inverno, o período de Natal no Hemisfério Norte. Talvez por isso seja um símbolo desta festa desde o século 17. As noites mais longas dessa estação estimulam a planta a produzir flores e as brácteas coloridas.
Já no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, o Natal acontece durante o verão, época de dias mais longos e noites mais curtas. Para “convencer” a planta a dar flores em pleno verão, os agricultores mantêm os vasos em estufas escuras por certo tempo. Assim, conseguem “enganar” o relógio biológico dela e induzir a floração semanas antes do Natal.
Referências:
Poinsettia. Ceasa Campinas. Disponível em: <http://www.ceasacampinas.com.br/dicas/poinsettia>. Acesso em 14 dez. 2022.
Poinsetia. Veiling Holambra. Disponível em: <https://veiling.com.br/produtos/euphorbia-pulcherrima/>. Acesso em 14 dez. 2022.
The True Poinsettia Flower. Universities Space Research Association. Disponível em: < https://epod.usra.edu/blog/2015/12/the-true-poinsettia-flower.html>. Acesso em 14 dez. 2022.
Poinsettia Facts. University of Illinois Extension. Disponível em: < https://web.extension.illinois.edu/poinsettia/facts.cfm#:~:text=of%20a%20Poinsettia-,The%20showy%20colored%20parts%20of%20Poinsettias%20that%20most%20people%20think,those%20flowers%20shed%20their%20pollen.>. Acesso em 14 dez. 2022.
Por Tereza Costa
Data Publicação: 20/12/2022
- flores
- Natal
- plantas
- polinizadores
Tags Relacionadas: