Por: Maria Ramos
Fazer xixi mesmo, líquido e amarelinho como o nosso, somente os mamíferos – animais que têm mamas, como cães, gatos e cavalos. Nestes animais, a urina, ou o xixi, é eliminada separadamente por um tubo chamado de uretra. Nos outros animais vertebrados, ou seja, que possuem coluna vertebral – anfíbios, répteis, aves, peixes, e ainda mamíferos que põem ovos, como a equidna e o ornitorrinco – a urina geralmente flui para um compartimento denominado de cloaca e lá se mistura com as fezes. Por isso, não podemos dizer que eles fazem xixi propriamente, mas eles eliminam, sim, uma pasta de urina misturada às fezes.
Além de ter um papel importante, regulando a quantidade de sais minerais no sangue, a urina elimina ainda excrementos, que nada mais são do que substâncias tóxicas resultantes da transformação do alimento em energia. Esta transformação é mediada por reações químicas que, em conjunto, recebem o nome de metabolismo.
Apesar do grupo de vertebrados englobar uma variedade muito grande de animais, os mecanismos de excreção, ou sistema urinário, são bastante semelhantes, tendo os rins como o principal órgão. Os principais resíduos que precisam ser eliminados pelo organismo são os chamados compostos nitrogenados que, dependendo do animal, poderão ser ácido úrico, ureia ou amônia. No caso particular dos peixes, eles eliminam também o óxido trimetilamina, responsável pelo seu cheiro forte, que se intensifica quando ele morre.
Mas não são só os vertebrados que eliminam excrementos. Todos os animais, tanto vertebrados, quanto invertebrados, precisam expulsar essas substâncias tóxicas do seu corpo, resultantes do metabolismo das células. Às vezes eles os expulsam por buraquinhos presentes na antena, ou ainda por poros existente no seu corpo.
Está vendo como em ciência tudo é uma questão de como você define as coisas! Nem todos os animais fazem xixi, mas todos expulsam esses tais excrementos! È que normalmente definimos as coisas pensando no homem, e quando vamos observar os outros animais, nossas definições não servem para eles.
Fontes:
JÚNIOR, César; SASSON, Sezar. Biologia 2; Seres vivos: estrutura e função. São Paulo, Saraiva, 1997.
Data Publicação: 26/11/2021