Futebol de mesa recebe vários nomes no Brasil, entre eles, totó, pebolim e pacal. E também em outros países, por exemplo, taca taca no Chile e metegol na Argentina. Crédito: LightFieldStudios/iStock 

Futebol de mesa recebe vários nomes no Brasil, entre eles, totó, pebolim e pacal. E também em outros países, por exemplo, taca taca no Chile e metegol na Argentina. Crédito: LightFieldStudios/iStock

Já jogou pebolim, totó ou pacal? O nome pode até ser variado, dependendo da região onde você mora, mas, com certeza, já deve participado ou visto uma partida de futebol de mesa. E futebol na caixa de sapato? Ah essa é a atividade que vamos construir juntos!  

Separando nosso material 

Para esta atividade, você vai precisar de: 

1 caixa de sapato 

4 espetos de churrasco de madeira ou varetas do tipo usado para fazer pipa 

10 pregadores de roupa 

1 folha de papel verde, do tamanho da caixa de sapato (ou folha branca pintada de verde) 

lápis de cor branco ou caneta de tinta branca 

caneta azul ou preta para marcação 

régua 

tesoura sem ponta 

estilete  

2 rolinhos de fita adesiva de cores diferentes (você pode trocar por tinta guache ou canetinhas) 

cola branca ou em bastão 

copo, pires ou outro objeto circular (cerca de 6 a 8 cm de diâmetro) para servir de molde  

1 bola de pingue-pongue ou outra bola do mesmo tamanho 

Atenção: chame um adulto para usar o estilete!   

Separe o material que vamos precisar. Nossa caixa de sapato tinha 27 cm de comprimento, 17 cm de largura e 10 cm de altura, mas essa medida pode variar. Crédito: Teresa Santos/Invivo 

Montando o nosso totó na caixa de sapato 

Agora que já estamos com todo o material separado, mãos à obra! 

Na nossa atividade, não vamos precisar da tampa da caixa de sapato. Então, podemos começar removendo-a. Caso sua caixa de sapato já tenha a tampa separada, não será necessária nenhuma ação neste momento. 

Então, vamos lá! 

  1. Com uma tesoura sem ponta, corte a tampa da caixa de sapato, separando-a completamente do restante da caixa.

Fig 3. Corte a tampa da caixa usando uma tesoura sem ponta. Crédito: Teresa Santos/Invivo

 

Agora, já podemos decorar a nossa arena esportiva!  

  1. Decore a parte de fora da caixa usando tinta guache, canetinhas ou fita adesiva. Libere sua criatividade!

 

Aproveitando que estamos no ritmo da decoração, é hora de preparar o uniforme dos nossos jogadores.  

  1. Os dez pregadores de roupa representam os jogares de ambos os times. Assim, você deverá decorar cinco com uma cor e cinco com outra. Nós usamos fitas adesivas, mas você pode utilizar tinta guache ou canetinha para pintar os jogadores.

Nós colocamos pedaços de fita adesiva colorida na lateral dos pregadores. Não se esqueça de usar cores diferentes para cada time! Crédito: Teresa/Invivo

 Arena e jogadores decorados, então, agora, passamos para o nosso campo de futebol!  

  1. 4. Coloque a folha verde – ou a folha branca pintada de verde (e já seca!) – abaixo da caixa de papelão. Utilizando uma caneta ou lápis, contorne a caixa. 

Faça a marcação na folha verde. Usamos papel A4, porém também pode usar cartolina. A ideia é que a folha fique do tamanho da caixa, pois, em breve, vamos colocá-la dentro da caixa, cobrindo seu fundo. Crédito: Teresa Santos/Invivo

  1. 5. Após a marcação, use a tesoura sem ponta para cortar o retângulo marcado.

Corte o retângulo marcado. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Já garantimos nosso gramado verdinho, porém o campo ainda está ‘pelado’! Vamos resolver isso já, já!  

  1. 6. Marque as linhas do campo de futebol no retângulo verde que você recortou. Primeiro, faça uma linha no meio da folha, dividindo o papel em duas metades iguais.

Com a régua, meça o comprimento do seu retângulo, encontre a metade dele e trace uma linha. Crédito: Teresa Santos/Invivo

  1. 7. Agora você vai desenhar dois retângulos que representam a posição dos gols. Em nossa caixa que tinha 17 cm de largura, fizemos gols com 9 cm de comprimento e 5 cm de largura. Do lado esquerdo e do lado direito de cada gol, sobraram 4 cm de folha verde. 

Seu gol pode ter outro tamanho, mas é importante seguir algumas regrinhas e, a primeira delas, é fazer os dois gols com as mesmas medidas! Essa é mole, né? A segunda é centralizar o gol na lateral do papel, o que significa que as medidas dos lados direito e esquerdo dele devem ser iguais. Pronto!   

Meça o menor lado da folha e divida esse lado em  três partes, sendo duas delas iguais. Determine o comprimento e a altura do seu gol. Crédito: Teresa Santos/Invivo

  1. 8. Para completar o nosso gramado, vamos usar um objeto circular para fazer a área central. Nesta atividade, usamos uma tampa embalagem de 7 cm de diâmetro, mas você também pode usar outros objetos circulares como molde. Só atenção para o diâmetro, pois é preciso manter a proporcionalidade do nosso estádio!

 

Utilize um molde redondo, com diâmetro entre 6 e 8 cm, para marcar a área circular do seu gramado. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Campo pronto! Agora, vamos voltar à caixa de sapato, ou melhor, ao estádio. É hora de colocar os gols. 

  1. Podemos usar as mesmas medidas de gol que usamos para fazer o gramado. No nosso caso, 9 cm de comprimento e 5 cm de altura. Mas não esqueça de centralizá-lo, deixando as sobras à direita e à esquerda com medidas iguais (no nosso exemplo, 4 cm). Repita o mesmo procedimento na outra lateral da caixa.

Utilize caneta e régua para fazer a marcação na caixa onde faremos o gol. Crédito: Teresa Santos/Invivo

 

Marque a altura também. Crédito: Teresa Santos/Invivo

  1. Com o desenho do gol traçado na caixa, utilize um estilete para cortar. Atenção! Peça ajuda a um adulto para evitar acidentes. Repita o mesmo procedimento na outra lateral da caixa.

Um adulto deve recortar a caixa para fazer o gol. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Agora que seus gols estão prontos, é interessante reforçar a área para deixar mais resistente. 

Hora de instalar nosso gramado! 

  1. 11. Cole a folha verde que preparou com as linhas do campo dentro da caixa. Utilize cola branca líquida ou em bastão.

Passe a cola no fundo da caixa, preparando-o para receber a folha com o gramado. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Cole a folha do gramado no fundo da caixa. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Temos estádio, temos gramado instalado. O que está faltando? Eles, os jogadores! Então, vamos preparar a entrada dos times em campo! 

Nessa etapa, vamos usar um pregador de roupa para medir a altura em que os espetos de churrasco serão colocados. Esses espetos serão as barras onde os jogadores (pregadores) ficam fixados.  

Veja na figura abaixo (Figura 15) que o nosso pregador será preso no espeto no furinho menor, próximo à mola.  

Para fazer a marcação, lembre-se que o pregador não deve tocar o fundo da caixa, mas deve encostar na bola de pingue-pongue. Ou seja, também não podemos instalar o espeto muito alto.  

Meça a melhor altura para posicionamento dos seus jogadores. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Agora é hora de determinar o espaço entre os espetos na caixa de sapato. Para fazer isso, lembre-se que precisará de espaço suficiente para que os pregadores girem em seus eixos, mas sem bater nos pregadores dos outros espetos! É mais uma etapa de pura matemática!  

  1. 12. Após fazer as medições com pregadores e bola, determinamos que, para a nossa caixa de sapato, os espetos seriam instalados a uma altura de 6 cm. Os espetos das extremidades estão a 4 cm do gol e a 5 cm do espeto mais próximo.

 

Na imagem, os pontinhos em caneta são as marcações onde cada espeto será inserido. Os espetos ficarão a 6 cm de altura (linha vermelha). Em branco, estão os espaçamentos entre um e outro espeto. Crédito: Teresa Santos/Invivo

  1. 13. Uma vez marcado, é hora de furar. Utilize o próprio espeto para perfurar a caixa. Insira os quatro espetos da mesma forma nas respectivas marcações. Ao final, sua caixa ficará como a imagem abaixo (Figura 17).

Os quatro espetos de churrasco devem ser inseridos na caixa, conforme marcação prévia. Crédito: Teresa Santos/Invivo

E, enfim, chegou o momento! É….. jogador entrando em campo! 

  1. 14. Prenda dois jogadores de um time no espeto de churrasco próximo ao gol. No espeto seguinte, prenda os outros três jogadores do mesmo time. Atenção ao posicionamento! Organize os jogadores de forma que a dupla da defesa fique entre os três jogadores do ataque. Queremos evitar que os jogadores do mesmo time fiquem um em frente ao outro, afinal o objetivo é jogar junto e não atrapalhar seu companheiro de equipe, certo? Faça a mesma distribuição do outro lado do campo com os jogadores do outro time. 

As duas equipes distribuídas nos espetos de churrasco. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Caso os prendedores saiam de seus lugares durante a partida, faça uma pausa para recolocá-los. Se for necessário, use um pedaço de fita adesiva para fixar o pregador de roupa ao espeto de churrasco. 

E chegamos na finalização no nosso jogo!   

  1. 15. Nesta última etapa, cubra as pontas dos espetos com fita adesiva para evitar acidentes. Use fitas adesivas coloridas com as cores dos time Se você não tiver essas fitas coloridas, pode usar fita transparente.

Envolva as pontas dos espetos com fita adesiva. Crédito: Teresa Santos/Invivo

Tudo pronto!! Agora é botar a bola em campo e chamar os amigos para jogar!!!!! 

Futebol na caixa de sapato montado! Crédito: Teresa Santos/Invivo

 

 Fontes consultadas: 

Wikipedia. Futebol de mesa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_mesa Acesso: 24 nov 2022. 

Wikipedia. Table football. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Table_football Acesso: 24 nov 2022. 

Walshaw J. Shoebox table football/foosball table. The Mad House. Disponível em: https://www.muminthemadhouse.com/shoebox-table-football-foosball/. Publicado em 8 jun 2016. Acesso: 24 nov 2022.  

Aserebryakov12. Shoebox Foosball Table! Autodesk Instructables. Disponível em: https://www.instructables.com/Shoebox-Foosball-Table-1/. Acesso: 24 nov 2022.  

Sapatotó: Pebolim na caixa de sapatos. Manual do Mundo. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=2641469135922784. Publicado: 12 dez 2019. Acesso: 24 nov 2022 

 

Por Teresa Santos 

Data Publicação: 25/11/2022