Vamos conhecer os movimentos da física a partir de um brinquedo que lança copinhos de café?
Quem já andou em uma montanha-russa deve ter experimentado a sensação de looping na própria pele, ou seja, girar de cabeça para baixo. O loop também pode ser observado em manobras de alguns esportes, como no skate e mesmo em trajetórias de uma bola no futebol. Mas já ouviu falar em copinhos de café fazendo loops?
É isso mesmo! Nesta atividade, você vai descobrir os mistérios da física a partir de um experimento com copinhos de café!
Como fazer um loop com copinhos de café:
Material:
Dois copinhos de café de plástico descartáveis
Fita adesiva
Tesoura sem ponta
Elástico
Montando nosso modelo:
1. Corte um pedaço de fita adesiva de cerca de 15 cm de comprimento;
2. Una os dois copinhos de café pela base usando o pedaço de fita adesiva;
3. Agora, corte o elástico, deixando-o com as duas pontas livres.
Colocando nossos copinhos para voar!
Pronto! Já terminamos o preparo do nosso modelo! O desafio agora é botar nosso brinquedo em ação.
Passe uma das pontas do elástico sobre a fita adesiva na região da base dos copinhos completando uma volta completa. Atenção! O elástico deve passar por trás dos copinhos.
Segure o elástico junto aos copinhos com dois dedos (polegar e indicador) de uma mão, similar a uma ‘pinça’.
Com a outra mão, pegue a ponta do elástico que está livre e estique-o de forma levemente inclinada para cima, tal como um estilingue de uma única tira.
E… Prepara! Agora, é só lançar, ou melhor, soltar a ‘pinça’ que segura os copinhos!
Trajetória em forma de “L”
Quando lançamos o conjunto de copinhos, ele percorre uma trajetória em curva na forma da letra “L” manuscrita. Temos aí um loop! Mas como isso acontece?
Esse trajeto diferente é fruto da associação de dois movimentos: rotação e translação.
O movimento chamado de rotação é aquele em que o corpo gira em torno de seu próprio eixo. Nesta atividade, o conjunto de copinhos gira em torno do seu próprio eixo. Mas ele também se movimenta em direção ao elástico esticado, isto é, faz o movimento chamado de translação.
Sabe quem também faz esses movimentos? O planeta Terra!
A associação desses dois movimentos (rotação e translação) pode levar ao desvio da trajetória do conjunto de copinhos. Assim, em vez de fazer uma curva de “boca para baixo”, os copinhos fazem uma curva na forma da letra “L” manuscrita.
E como se comportou o seu conjunto de copinhos? Se ainda não conseguiu fazer o loop, não desista! Siga tentando, pois, em geral, são necessárias algumas tentativas até obter o movimento em forma de “L”!
Fig 11. Brinquedo montado, agora, é só praticar! Crédito: Carol Clemente/Invivo
A atividade foi descrita a partir do trabalho de Ramos, EMF e Ferreira, NC. Brinquedos e jogos no ensino de Física. In: Roberto Nardi (Org.). Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Escrituras, 1998.
Fontes consultadas:
Ramos, EMF. Brinquedos e jogos no ensino de física. Ciência & Educação, vol.04 Bauru ago. 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100004&lng=pt&nrm=iso
Boscolo, A L. Ensino de física e energia: estudo de possibilidades didáticas na educação básica. Rio Claro, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/131810?locale-attribute=es
Pimentel, ECB. A Física nos Brinquedos – O brinquedo como recurso instrucional no ensino da Terceira Lei de Newton/UnB, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1850
Por Teresa Santos
Data Publicação: 10/10/2022