Descubra a ‘mágica’ que impede que o milho dançante afunde
Se você jogar uma pedra e uma rolha na água, o que vai acontecer com cada uma delas? No dia a dia, sabemos que algumas coisas flutuam na água e outras afundam nela. E os grãos de milho: o que acontece com eles? Nesta atividade do Milho Dançante, você vai descobrir que a resposta depende do que mais você colocar na água.
Materiais para fazer o Milho Dançante:
- – Copo transparente (procure usar um de plástico, para evitar acidentes)
- – Grãos de milho (você pode usar uvas-passas também)
- – Água
- – Vinagre (de preferência branco)
- – Bicarbonato de sódio
- – Bacia ou pia
Como fazer o Milho Dançante:
- Coloque água no copo até a metade de sua capacidade.
- Ponha alguns grãos de milho nela. O que acontece?
- Esvazie o copo (use a água para regar uma planta, por exemplo) e coloque vinagre até encher o copo pela metade.
- Coloque grãos de milho no copo. Eles boiam ou afundam?
- Coloque o copo dentro de uma bacia ou de uma pia, pois ele pode transbordar.
- Coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio dentro do copo e observe os grãos de milho. O que acontece agora? Como você explica esse resultado?
Afinal, os grãos de milho boiam ou afundam?
A mágica do Milho Dançante tem uma explicação que vem dos conceitos da física e da química. Os grãos de milho são mais densos do que a água e, portanto, afundam nela. O vinagre é feito de água e um pouquinho de ácido ascético (a cada cem partes de vinagre, 98 são água e apenas duas são de ácido ascético). Assim, os grãos de milho também afundam no vinagre.
Quando você colocou o bicarbonato de sódio, houve uma reação química que produziu muitas bolhas de gás carbônico. As bolhas até formam espuma! Se você reparar bem, vai perceber que as bolhas pequenas se prendem ao grão de milho.
Como gás carbônico é muito menos denso do que a água, as bolhas funcionam como uma “boia”, fazendo o grão flutuar e colocando o nosso Milho Dançante em ação. Ao chegar à superfície do líquido, as bolhas estouram e os grãos voltam ao fundo. O processo se repete por alguns minutos.
Saiba mais:
Arco-íris de densidade com açúcar
Fontes consultadas:
Mateus, Alfredo Luís. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
C.S. Mott Children’s Hospital – University of Michigan Health. Dancing corn. Disponível em: https://www.mottchildren.org/posts/camp-little-victors/dancing-corn. Acesso em 21 jun. 2024.
Por Tereza Costa