O suco de repolho com limão é o da esquerda (rosa), e o sem limão é da direita (roxo).
O suco misturado ao sabão em pó ficou verde (pode ficar azul também, depende da quantidade de sabão).
O suco com vinagre fica igual ao com limão. O que eles têm em comum?
O que acontece?
O repolho roxo – assim como muitas plantas – possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.
Mas o que são ácidos e bases? A ideia de ácido ou base surge quando tentamos agrupar substâncias que têm propriedades químicas parecidas. Esta tendência a se colecionar e classificar as substâncias pode ser muito útil, mas tem suas limitações. Para se dizer o que é um ácido, precisamos todos concordar em quais são as propriedades químicas que eles têm, e com o passar do tempo a ideia de ácido foi mudando e as coleções e classificações também. Nós ficaremos com uma ideia bem simples e direta que vem das nossas observações neste experimento.
Ácidos serão, no nosso caso, aquelas substâncias que se comportarem como o suco de limão quando adicionadas ao suco de repolho roxo. O suco de repolho roxo apresenta uma coloração rosada quando acrescentamos o suco de limão e o vinagre.
Para uma definição um pouco mais precisa do que são ácidos e bases, podemos dizer que são funções químicas. As substâncias da mesma categoria possuem algumas propriedades em comum. Por exemplo, o limão tem sabor azedo porque contém ácido cítrico e ácido ascórbico (a vitamina C). Já o vinagre contém ácido acético.
O índice que mede o quanto uma substância é ácida ou básica, ou ainda se ela é neutra (como a água pura), é chamado de pH. Os ácidos possuem pH com valores menores do que 7, enquanto que as báses têm valores maiores do que 7.
Os produtos de limpeza, como o sabão em pó, são em geral básicos, pois as bases ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira. Substâncias que mudam de cor com ácidos e bases, como a que está presente no repolho são chamadas de indicadores ácido-base.
E você achou que estava fazendo só um suquinho de repolho roxo…
Tente também em casa!
Misture o suco de repolho com outros produtos, como:
– Refrigerante de limão
– Suco de laranja
– Bicarbonato de sódio
– Sucos de outras frutas
– Produtos de limpeza (Cuidado! Ao mexer com produtos de limpeza, peça ajuda a um adulto)
E aí, o que acontece? Conte para nós!
Experimento adaptado do livro “Química na cabeça”, de Alfredo Luis Mateus (Ed. UFMG).
Colaboração: Silvio Fernando V. Bento, químico – espaço Biodescoberta, Museu da Vida/COC/Fiocruz.
Data Publicação: 13/01/2022