Fig 1. Confira o passo a passo para preparar a receita de aipim na pressão. Crédito: Silvia Borzani/iStock

 

Esse texto é fruto de uma chamada de artigos exclusiva para participantes da “Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares”, realizada em 19 de agosto de 2023 no Museu da Vida Fiocruz, Rio de Janeiro (RJ).

Veja abaixo o passo a passo para fazer essa receita de aipim, um dos muitos nomes que a mandioca também tem!

O conhecimento a seguir foi transmitido oralmente por minha mãe, dona Maria Lucia, que fazia o melhor aipim cozido do universo! E, aqui, em vez de mandioca, chamo de aipim, outro nome que esse alimento possui, pois cresci chamando-o assim. Este Experimente é uma receita em homenagem a minha mãe.

 

Saiba mais:

Mandioca: uma herança dos povos originários

Povo Ticuna: alimentação sustentável

 

Primeiro passo: a escolha do aipim

Antes de começar a cozinhar, o primeiro passo é escolher o melhor aipim na feira ou no mercado! Uma dica é nunca escolher os que possuem “traços azuis” em muitos “pontinhos” na parte branca. O ideal é utilizar o aipim mais fresco possível, ou seja, que foi colhido há pouco tempo.

 

Fig 2. A observação da parte interna do aipim é um dos pontos importantes para, ao final do preparo, ter um prato delicioso. Crédito: simonmayer/iStock

 

O que vamos precisar

1 kg de aipim descascado (Atenção! Peça a um adulto para descascar o aipim ou adquira já descascado!)

1 panela de pressão (A panela só deve ser usada no fogão por um adulto!)

Água

1 colher de chá de sal

Manteiga a gosto

 

O preparo

1. Lave o aipim já descascado com água corrente e coloque-o na panela de pressão. Acrescente água até um dedo acima do aipim.

2. Na nossa receita, o sal entra antes de ligar o fogo. Adicione uma colher de chá na panela com aipim e água.

3. Ah, essa etapa deve ser realizada apenas por um adulto! Ele deverá fechar corretamente a panela de pressão e levá-la ao fogo. Depois, é preciso aguardar a panela “pegar pressão”, com a chama ajustada no nível máximo. E quando a panela começar a chiar, é hora de abaixar a chama, colocando-a no mínimo.

4. O tempo de espera pode variar de 10 a 20 minutos, dependendo da potência do fogão e, claro, do ponto desejado! Quanto mais tempo na pressão, mais molinho vai ficando o aipim.

 

Fig 3. Em uma panela comum, a temperatura da água chega a 100°C. Mas em uma panela de pressão, a água pode chegar a 120ºC. O calor do fogo faz a água do interior da panela de pressão entrar em ebulição, o que leva à formação de vapor. A concentração de vapor dentro da panela aumenta a pressão e a temperatura interna, levando ao cozimento mais rápido do alimento. Esse utensílio deve ser usado com muito cuidado por adultos, pois o uso incorreto pode levar à explosão e queimaduras. Crédito: MariTavares/iStock

 

5. Após esse período, um adulto deve desligar o fogo e aguardar que ela esfrie um pouco. Aos poucos, a pressão dentro da panela fica igual à pressão fora dela. Quando isso acontece, ela pode ser aberta.

6. Retire o aipim e sirva num prato, acompanhado de manteiga a gosto. E bom apetite!

 

Uma dica: caso tenha comprado aipim demais, a melhor maneira de guardar é descascado numa vasilha com água, dentro da geladeira. Mas cuidado! Armazene por até três dias, trocando a água diariamente, pois depois disso há risco de o aipim estragar.

 

Por Wesley Brasil

Data Publicação: 19/04/2024