Por: Daniele Souza

É preciso cuidado ao usar um colírio*
A higiene é um fator muito importante no tratamento e prevenção da conjuntivite. Deve-se evitar coçar o olho, mas se for manuseá-lo, as mãos devem ser lavadas antes e depois. É comum a incidência de conjuntivite nos dois olhos, mas se a pessoa efetuar rigorosa limpeza, pode ter só em um.
O tratamento varia de acordo com a causa. Podem ser recomendados pomadas e colírios para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e diminuir o desconforto, ou uma intervenção de antibiótico na conjuntivite causada por bactérias.
Segundo o oftalmologista Alexandre de Castro, médico do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, o colírio, quando receitado, jamais deverá encostar no cantinho do olho: “A gota tem que voar, sair do colírio e cair, pelo ar, no olho”. Alexandre acrescenta que devem ser usados materiais descartáveis para limpeza, não devem ser utilizadas toalhas de rosto, nem a própria toalha.
Deve ser evitada exposição a agentes irritantes como fumaça, que podem agravar os sintomas da conjuntivite. Material de uso pessoal, como maquiagem, não deve ser compartilhado. Quem tem lente de contato, não deve usar, pois representa um corpo estranho ao organismo, podendo causar alguma lesão na córnea e até piorar o quadro por reinfecção. Estes cuidados podem, além de tudo, evitar que seja acrescentada uma conjuntivite bacteriana a uma conjuntivite viral já existente.
* Photo: Lars Andreas/Wikipedia
Data Publicação: 17/01/2022