Fig 1. O samba pode trazer benefícios para o corpo e para a saúde mental.

 

Seleção musical do Invivo tem letras exaltando o poder de cura do samba, saberes ancestrais e muito mais

 

O que samba e pagode tem a ver com saúde? Acredite: tudo! E vamos mostrar por quê!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de doenças.

Então, isso significa que, quando estamos dançando, exercitamos o corpo e fortalecemos os músculos. Também melhoramos a nossa cognição, respiração e coração. Ou seja, tem muita saúde aí!

Ao cantar um belo pagode (seja afinado ou não!), ao encontrar amigos em uma roda de samba, ao festejar, melhoramos nosso humor, autoestima e promovemos nossa saúde mental. Olha a saúde em pauta de novo… Mas não para por aí!

Existem até letras de samba e de pagode que falam sobre saúde, você sabia? Confira abaixo cinco sambas que têm tudo a ver com o assunto!

 

Samba É Saúde – Arlindo Cruz

Fig 2. O poder de cura do samba é o destaque da música ’Samba é Saúde’.

 

“Pro samba não tem vacina

E na medicina não existe remédio

Tem valor de vitamina

Se nos contamina, nos cura do tédio”

 

O trecho acima é da composição ‘Samba é Saúde’ de Alexandre Silva, Moisés Santiago e Renan Pereira. A relação entre esses dois mundos (samba e saúde) é o foco principal da música. Ela destaca a importância e a força desse gênero musical, assim como sua capacidade de promoção da saúde.

A canção fala do poder do samba de transformar de forma positiva a nossa vida, combatendo o tédio, o adoecimento e a tristeza. E, para tanto, usa elementos do campo da saúde que promovem melhora, seja na forma de prevenção, como as vacinas, ou na forma de tratamento, como os remédios e o marca-passo.

‘Samba É Saúde’ já foi gravada por nomes importantes do samba, como o próprio Moisés Santiago, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, que canta a versão escolhida para a seleção musical do Invivo!

 

 

Zé Meningite – Grupo Revelação

Fig 3. A má sorte do Zé Meningite é grande, e ele está sempre doente.

 

“Zé Meningite já teve bronquite, leptospirose,

Cancro, sarampo, catapora,

Varíola, caxumba e gastrite.”

 

A composição de Rody Do Jacarezinho conta a história de Zé Meningite. O nome já mostra que o sujeito não é lá muito sortudo. De forma divertida, a canção lista uma série de doenças que ele já teve, por exemplo, inflamações como bronquite, gastrite, conjuntivite e outras. Também são destacadas infecções como sarampo, caxumba e febre amarela. E também câncer e outros tipos de problemas de saúde.

Ouça abaixo a composição de Rody Do Jacarezinho interpretada pelo Grupo Revelação.

 

 

O Poder de Curar – Grupo Fundo de Quintal

Fig 4. Na música ‘O Poder de Curar’, o samba é a arma contra a tristeza!

 

“Quem foi que falou que o meu samba

Não tem o poder de curar

Na certa não sabe o que o samba é capaz de fazer”

 

Outro samba que foca na saúde é a canção o ‘O Poder de Curar’ do grupo Fundo de Quintal.

Mais uma vez, o gênero musical é visto como remédio para diferentes problemas. A composição de Arlindo Cruz, Montgomery Ferreira Nunis (Sombrinha) e André Rocha destaca que o samba é capaz de curar tristeza, sofrimento, desamor, mal-estar e muito mais.

Ouça a música abaixo e veja como o samba promove saúde mental!

 

 

Benzedeiras Guardiãs – Martinho da Vila

Fig 5. As benzedeiras, que também desempenham um papel importante da saúde pública, são o destaque da música ‘Benzedeiras Guardiãs’.

 

“As rezadeiras usam

Águas da chuva e do rio

Curam as dores do corpo

Cisco no olho, espinhela caída”

 

Também tem samba destacando os saberes ancestrais e a sabedoria popular no campo da saúde! A música ‘Benzedeiras Guardiãs’, composta por Martinho da Vila e Rosinha de Valença, é um lindo exemplo disso.

A canção fala de problemas que, frequentemente, são queixas que as pessoas levam às rezadeiras e benzedeiras. Por meio da sabedoria ancestral, elas curam dores do corpo, mal olhado e muitos outros problemas.

Confira abaixo a música na voz do próprio Martinho da Vila.

 

 

Exaustino – Zeca Pagodinho

Fig 6. Para evitar ter um mal súbito, popularmente conhecido como ‘piripaque’, Exaustino vai ter que se esforçar!

 

“Mas o doutor já avisou

Que a saúde não pode descuidar

Exaustino vai ter que se ligar”

 

Fechamos a nossa seleção musical sobre samba e saúde com a música ‘Exaustino’, composta por Canario, Nilo Penetra e Roberto Lopes.

O nome já dá uma dica do que trata a canção! Para fugir da exaustão, do estresse, Exaustino leva a vida numa boa. Ele come, dorme, faz as refeições e nada mais.

A preguiça em excesso tornou-se um problema e o médico já o alertou! Exaustino vai ter que se esforçar para controlar a dieta, caminhar, perder peso, controlar o aumento da pressão sanguínea, entre outras ações. Força, Exaustino! Saúde é tudo!

 

 

Fontes consultadas:

Azevedo, Evelin. Extra. Sambar faz bem para a saúde: especialistas indicam os benefícios e cuidados. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sambar-faz-bem-para-saude-especialistas-indicam-os-beneficios-cuidados-24265454.html. Publicação: 23 fev 2020

*Todos os sites foram acessados em 29 nov 2024.

 

Por Teresa Santos